#255

Portal AP | JÚNIOR

Modernização Administrativa

Modernização Administrativa

Imagem do projeto

A compreensão por parte de crianças e adolescentes sobre o funcionamento da Administração pública nem sempre é fácil explicar pelos adultos, nem é fácil de entender por parte dos mais jovens. Muitas das questões resumem-se a questões do dia a dia que surgem em conversas normais que acontecem em casa, tais como: Sabes filho todos os meses a mãe recebe o ordenado (dinheiro) que serve para pagar a tua escola, a alimentação, vestuário, etc.., mas existe uma parte que é logo retirada e que vai servir para que os nossos hospitais, escolas, creches, recolha de lixo, etc funcionem correctamente para utilização de todas as pessoas que vivem no nosso país. E quando damos estas respostas, os mais pequenos devolvem uma mão cheia de questões e dúvidas, difíceis de responder.

PROPOSTA: Criação de um portal de referência - Portal APJÚNIOR – Simplificar para miúdos a Administração pública – destinado a explicar de forma clara e concisa a crianças e jovens como funcionam e para que servem as várias áreas da Administração Pública: Saúde, Segurança Social, Educação, Justiça, Cultura, Ciência, Transportes, Governação, etc. Este portal deve ser uma referência para crianças e jovens, mas também para escolas e educadores.

OBJETIVO: Informar e cativar os mais jovens para uma cidadania responsável desde tenra idade.

SLOGAN: Cidadania que se constrói desde cedo!

CARATERISTICAS: O portal deve ter textos adaptados ao público alvo, imagens bastantes apelativas, conteúdos interactivos e exemplos do quotidiano para que os mais jovens entendam facilmente a aplicação concreta dos serviços públicos. Por outro lado dispor de recursos já prontos a utilizar por parte de educadores e escolas.
Por outro lado seria interessante que o portal reflectisse uma linha de tempo desde o nascimento da criança, até ao final da sua vida e que mostrasse as várias fases da vida em que que se vai cruzando com a necessidade de aceder aos diversos serviços públicos.

VANTAGEM: Ter num único portal a informação simples e concisa de todas as áreas de governação, adaptadas aos mais jovens.

ENTIDADES PARTICIPANTES: Públicas e eventualmente privadas, caso seja entendido alargarem o leque de temáticas.

Proponentes do projeto
  • João Pedro Mafra
Modernização Administrativa

Modernização Administrativa

  • Orçamento
    75000 €
  • Âmbito da Projeto
    Nacional
  • Regiões onde aplicar
    Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores, Região Autónoma da Madeira
  • Prazo
    16 meses

Mais informações sobre o Orçamento Participativo Portugal