#645

Floresta Viva - Reabilitação dos Viveiros Florestais - Portela de Arão e Folgosinho

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Vencedor

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Introdução
Como é do conhecimento geral, os incêndios de 15 de outubro de 2017, trouxeram a destruição da floresta por vários pontos de Portugal, onde também se inclui a zona da Serra da Estrela. Os incêndios rurais, tiveram um efeito devastador em vidas humanas, em bens materiais e impactos, cuja extensão ainda estamos para perceber, nos ecossistemas naturais.
Para poder colmatar algum desse prejuízo, não só na referida região, mas também para dar oportunidade a outras do País igualmente afetadas, pretende-se com a presente proposta requalificar os viveiros florestais da Portela de Arão (Seia) e de Folgosinho (Gouveia), localizados nos concelhos de Seia e Gouveia, com áreas de 1 hectare e 2,8 hectares, respetivamente.

Âmbito
A ação a desenvolver prende-se com a reativação do funcionamento dos referidos viveiros, onde seria feita a plantação de sementes de diversas espécies de árvores, cujo destino será a sua posterior plantação nas áreas ardidas nos incêndios ocorridos em 2017, de forma a contribuir para colmatar o ocorrido com a enorme perda de área florestal e, assim, termos uma floresta sustentável, com valor económico, resistente e resiliente aos incêndios e adaptada às alterações climáticas!

Objetivos
Esta ideia pretende contribuir para promover a importância da gestão sustentável do território e em particular das áreas rurais, florestais, agrícolas e naturais, com a implementação de práticas florestais sustentáveis e adaptadas ao quadro de alterações climáticas. Pelo que se pretende, também, a valorização do território, manutenção de habitats, recuperação de espécies ameaçadas (e promoção de espécies florestais autóctones).
Assim, a reabilitação dos viveiros da Portela de Arão e de Folgosinho salvaguarda e valoriza o interesse patrimonial histórico e paisagístico, aproveitando o seu potencial para a experimentação e divulgação de práticas silvícolas sustentáveis.

Proponentes do projeto
  • Paulo Caetano Abrantes Jorge
  • Vânea Alexandra Rodrigues Garcia
Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Vencedor

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

  • Orçamento
    100000 €
  • Âmbito do Projeto
    Regional
  • Região onde aplicar
    Centro
  • Municípios onde aplicar

    Gouveia, Seia

  • Prazo
    24 meses

Mais informações sobre o Orçamento Participativo Portugal