#859

Escola Superior da Vida

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Como podemos ajudar os idosos portugueses?
Como é que essa ajuda pode resultar num bem maior para os jovens portugueses em particular e para a sociedade, em geral?

IDEIA
Vamos criar uma ponte entre idosos e jovens, que aumenta o potencial de ambas as gerações e o conhecimento da sociedade portuguesa em geral.
A ESCOLA SUPERIOR DA VIDA (ESV) é um espaço online de partilha de sabedoria entre as gerações mais velhas e mais jovens, onde os idosos são os Mestres e todos nós somos Aprendizes. A maioria dos idosos portugueses tem a 4ª classe, só mesmo eles podem legitimamente afirmar que aprenderam tudo o que sabem na escola da vida.

Bem-vindos a escolasuperiordavida.pt.

O QUE ACONTECE NA ESV?
Dos idosos para os mais novos - a sabedoria e experiência de vida dos idosos será valorizada e transformada em conteúdos adaptados à forma como as gerações mais novas preferem obter conhecimento. Digitalmente, com filmes bem feitos e ritmados.

Dos mais novos para os idosos - São eles que participam no ensino de novas tecnologias aos idosos envolvidos no projeto, que contribuem para o envelhecimento ativo, inclusão social e qualidade de vida que todos os idosos merecem.

No geral, a ESV é uma forma de retomar a conversa pública sobre o isolamento dos idosos, responsabilizando e envolvendo toda a sociedade numa possível solução.

A ESV surge porque grandes lições para o futuro aprendem-se com o passado. Em Portugal, o conhecimento e sabedoria das gerações mais velhas é desperdiçado em grande escala. Até agora. Além de ser património cultural e humano, a sabedoria dos idosos tem potencial para ser transformada pelo espírito empreendedor e criativo das gerações mais novas. Artes como costura, olaria, tecelagem, latoaria, carpintaria ou cozinha são só alguns exemplos de campos de sabedoria que voltaram a ter grande relevância na nossa sociedade, quer como atividades culturais ou artísticas, por vezes com potencial turístico e de negócio para as gerações mais novas.

Por outro lado, as ferramentas digitais, como os sites de e-learning ou os tutoriais de Youtube são as formas de aprendizagem do futuro. Não é uma coincidência que o eLearning e o mLearning tenham conhecido um crescimento constante. De acordo com o “Ambient Insight’s 2012-2017 Worldwide Mobile Learning Market Forecast”, o mercado da aprendizagem digital cresce 18.2% ao ano.

Para mais informação sobre a Escola Superior da Vida, temos aprendemos em https://youtu.be/8RP6CVXQvtM

Proponentes do projeto
  • Nuno Miguel Ferreira Rodrigues
  • Rui Lemos
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

  • Orçamento
    100000 €
  • Âmbito do Projeto
    Nacional
  • Regiões onde aplicar
    Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores, Região Autónoma da Madeira
  • Prazo
    18 meses
  • Links do projeto

Mais informações sobre o Orçamento Participativo Portugal